12/05/2017

Alunos participam de jogo sobre Justiça e Democracia

No sábado, 06 de maio de 2017, o Prof. Roosevelt Arraes, do Curso de Direito, realizou uma atividade diferente em sala de aula com seus alunos: um jogo de tabuleiro sobre justiça e democracia. 

Segundo Arraes, o jogo trata das escolhas que fazemos no dia a dia, da responsabilidade que devemos ter com nossos projetos pessoais e com nossa qualidade de vida. “Para mostrar isso de forma lúdica, construímos um tabuleiro para 5 jogadores. Cada um parte de uma classe social e com renda diferente. São sorteados aleatoriamente o gênero, os talentos naturais, entre outros fatores que afetam o ponto de partida de cada pessoa no início da vida.” 
 
Desde 2011, Arraes desenvolve um projeto de pesquisa no UNICURITIBA em que discute com os estudantes (pesquisadores) temas relacionados ao Direito Eleitoral, à democracia e a princípios de justiça. “Em 2015 tivemos a ideia de levar nossas discussões para além do ambiente universitário. Fizemos algumas visitas em escolas públicas do Ensino Médio, onde algumas iniciativas já estavam sendo implementadas, especialmente, com palestras em que alguém da área jurídica repassava informações sobre o sistema e as instituições jurídicas. Notamos que os jovens nem sempre se interessavam por esse modelo (de palestras). Então surgiu a ideia do jogo, ou seja, um instrumento lúdico que concentra as principais polêmicas sobre estas questões.” 
 

Arraes explica que a ideia é levar o jogo a todas as escolas do País, para que os jovens (em escolas públicas e particulares) tenham mais informações sobre questões relacionadas à justiça política, econômica e social e fortaleçam um senso de responsabilidade individual e social. “Não sabemos se isso vai dar certo, nem se vamos conseguir fazer com que o jogo ganhe essa dimensão. Mas, estamos tentando fazer a nossa parte”, afirma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário