12/05/2017

III Semana de Direitos Humanos

De 25 a 27 de abril, foi realizada no UNICURITIBA a III Semana de Direitos Humanos.

O evento foi organizado pelo Grupo de Pesquisa Sistema Interamericano de Direitos Humanos em parceria com o Curso de Direito e contou a colaboração do Diretório Acadêmico Clotário Portugal (DACP). Professores da Instituição e demais convidados participaram de diversos debates realizados no decorrer do evento.


Segundo a Profª Heloísa Câmara, coordenadora do Grupo de Pesquisa, o eixo escolhido para o debate deste ano foi o livro “Quarto de Despejo”, escrito por Carolina de Jesus, uma catadora de papel que relata o cotidiano de sua vida na favela. “A ideia inicial para a Semana de Direitos Humanos foi a questão da vulnerabilidade e como pensar mecanismos para lidar com ela.” Desde o ano passado, além das palestras, Heloísa conta que os coletivos do Curso de Direito – Saia na Rua e Cores – organizam oficinas para os alunos dentro da programação. “Para falar sobre Direitos Humanos, não apenas os professores participam, mas os alunos também se mobilizam para que o evento aconteça”, afirma.

Júlia Moro Bonnet é integrante do Grupo de Pesquisa e conta: “O primeiro dia (25), nós fizemos em parceria com o Orange Day que já foi realizado outras vezes no UNICURITIBA. Então, todas as palestras foram voltadas às questões de gênero.” Alguns dos temas abordados durante o evento foram: Política e Gênero, Direitos Sociais e a Crise, Direitos Humanos e Cuidados Mentais, Litígios Estruturais, Sistema Carcerário, Audiência de Custódia, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário